sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Luto: Fundador do Curso de Secretariado Executivo da PUCPR falece


O escritor e poeta paranaense Leopoldo Scherner morreu na manhã desta quinta-feira (27), em Curitiba. Dono da cadeira número seis da Academia Paranaense de Letras, Scherner faleceu aos 91 anos.

O poeta sofreu derrame cerebral e foi internado no hospital Vita, em Curitiba, na terça-feira (18). Por complicações no pulmão e fígado, nesta quinta, ele não resistiu.

O corpo de Leopoldo Scherner está sendo velado na Capela Mortuária do Cemitério Municipal de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Ele será sepultado às 11h desta sexta-feira (28), no mesmo local.

Segundo informações do telejornal ParanáTV, da RPCTV, o escritor foi aluno do poeta Manuel Bandeira, que participou da Semana de Arte Moderna de 1922, e do escritor Alceu Amoroso Lima, conhecido com o pseudônimo Tristão de Ataíde, que trabalhou como jornalista e crítico literário no Rio de Janeiro.

No ano passado, o poeta foi homenageado sendo nome de um prêmio de literatura da prefeitura de São José dos Pinhais, cidade onde nasceu. Scherner publicou várias obras, entre elas o livro de poemas "O Dia Anterior do Dia da Criação", de 1965, e o livro biográfico "Luís de Camões – a Vida e a Obra", de 1980. Ele era especialista em literatura portuguesa e lecionou na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC).

O escritor era viúvo de Leci Caldeira Scherner e deixou três filhas. Ele será enterrado no mesmo jazigo onde está a mulher.

Fonte:Gazeta do Povo atualizado em 27/01/2011 às 19:10

Um comentário:

  1. Será que é por isso que querem fechar o curso de sedretariado executivo na Puc?

    ResponderExcluir