quarta-feira, 21 de julho de 2010

A Gestão da Qualidade como atributo de uma empresa

O termo sistema pode ser entendido como um conjunto organizado de elementos que interagem entre si para atingir um objetivo segundo um princípio estabelecido.

Sistema de gestão da qualidade
O sistema da qualidade envolve o desenvolvimento e a implementação de uma estrutura específica para a qualidade, com características próprias. A operacionalização é orientada por uma filosofia básica e atende a determinados princípios, com funções bem definidas e as ações a serem alcançadas.

De acordo com a NBR ISO 9000, o Sistema de Gestão da Qualidade objetiva a direção e o controle numa empresa no que diz respeito à qualidade. Para compreensão do sistema, é necessário o esclarecimento das palavras-chave mais utilizadas:

• Princípios de Gestão da Qualidade: foco no cliente, liderança, envolvimento das pessoas; abordagem de processo; abordagem do sistema para gestão; melhora contínua; abordagem dos fatos; benefícios mútuos com fornecedores.

• Fundamentos de Sistemas de Gestão da Qualidade: satisfação de clientes; requisitos; abordagem do sistema; abordagem de processo; política da qualidade; objetivos da qualidade; alta direção; documentação; avaliação; auditoria; análise crítica; auto-avaliação; melhora contínua; técnicas estatísticas; integração com outros enfoques; relação com modelos de excelência.

• Termos e definições relacionados com qualidade: gestão; organização; processo; produto; características; conformidade; documentação; exame; auditoria; garantia da qualidade de processos de medição.


Fonte: Gestão da qualidade: requisitos da ISO 9001 (http://www.sebrae.com.br/setor/apicultura/sobre-apicultura/gestao/gestao-empresarial/integra_bia?ident_unico=120000896)

Um comentário:

  1. Boa Tarde colega. Meu nome é Evelise Moreira e também estou me formando em secretariado, achei seu trabalho pois meu tcc também é na area de qualidade só que com outro enfoque, se pudesse gostaria de ler o seu trabalho e inclusive citá-lo em minha monografia. Agradeço contato no evelisemazin@yahoo.com.br

    ResponderExcluir